O que é Cyberbullying?
Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa praticada através
da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying
significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega
de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando
ou atacando covardemente.
O termo é formado a partir da junção das palavras “bullying”, que
significa o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa, e “cyber”, termo associado
a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet.
Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbully.
Quando o bullying é presencial, a pessoa é agredida psicologicamente,
através de apelidos pejorativos ou outros constrangimentos, ou ainda, através
de agressões físicas por um atacante mais forte.
O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de
forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com
conteúdos ofensivos e caluniosos.
Agressores se escondem no anonimato
Uma das diferenças do cyberbullying é a suposta vantagem que o agressor
possui pelo anonimato que a Internet pode oferecer. A preocupação de
professores e famílias reside no fato de que os insultos virtuais podem se
espalhar rapidamente, contaminando todas as pessoas que conhecem a vítima.
Na Internet, as calúnias circulam através de redes sociais, emails,
vídeos, blogs e fotologs, mensageiros instantâneos, entre outros, com uma
velocidade muito maior do que teriam fora do mundo virtual. Os insultos podem
assumir a forma de calúnias, ofensas, perseguições, rumores, boatos maldosos e
imagens forjadas sobre a vítima.
Atenção, pais! De olho no acesso à Internet
Pais devem monitorar acesso dos filhos. A maioria das escolas não
permite o acesso a sites de relacionamento e chats nas dependências dos
laboratórios de informática, mas não tem controle sobre o uso que os alunos
fazem fora do ambiente escolar.
Portanto, se os filhos acessam a Internet em casa, cabe aos pais
monitorar o seu acesso à rede mundial de computadores.
É muito importante que os pais consigam detectar se seus filhos podem
ser vítimas ou até mesmo praticantes de cyberbullying, para evitar a
reincidência desse tipo de comportamento ou auxiliar o adolescente a lidar com
a situação.
Monitore o acesso que seus filhos fazem na internet mantendo, por
exemplo, o computador em um local da casa de grande circulação.
Cuidado com a privacidade
Assim como fora do mundo virtual, dentro da Internet os cuidados com
exposição pessoal devem ser muito grandes. A divulgação de telefones, emails e
endereço deve ser evitada, assim como a exposição de fotografias e vídeos
pessoais. Quem se expõe demais na Internet corre mais risco de ser alvo de
ofensas e piadas maldosas.
Existe uma série de sites e blogs dedicados a exposição das chamadas
“pérolas” dos sites de relacionamento, onde muitas vezes as personalidades não
são preservadas e as vítimas se tornam motivo de piada rapidamente. Em sites de
relacionamento, evite divulgar fotografias ou vídeos seus e de sua família, ou
se divulgar, apenas para pessoas nas quais confia.
O que fazer quando acontecer o cyberbullying?
O primeiro fato que deve ser ressaltado é que o anonimato na Internet
não é absoluto. Todos os computadores conectados à rede mundial possuem um
número que pode ser rastreado, o seu IP. Mesmo se o acesso for feito através de
uma lan house, caso a mesma possua registro dos usuários, será possível
identificar o agressor.
Quem sofreu agressão através da Internet pode preservar o maior número
de provas possíveis, tirando, por exemplo, screenshots das telas com emails,
mensagens ou fotografias ofensivas.
Essa etapa é muito importante, pois o dinamismo da Internet permite que
o conteúdo possa ser tirado do ar ou ser mudado de endereço a qualquer momento.
Quem se sentir ofendido com alguma coisa publicada na Internet pode
fazer uma notificação ao prestador de serviço de conteúdo, para que o conteúdo
ofensivo possa ser tirado do ar, porém, preservando as provas dos insultos.
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